Em pesquisa da DataFolha e do Itaú Cultural, publicada em agosto de 2021, foi constatado que um terço da população brasileira rejeita filmes nacionais. Ainda no mesmo estudo, observou-se que nas duas últimas décadas os filmes de maior sucesso pertenciam ao gênero da comédia. A obra conta a história de Riley, uma garota de 11 anos que enfrenta mudanças importantes em sua vida quando os pais decidem mudar a família para São Francisco. Conversar sobre temas como meio ambiente e bullying já era uma constante nas aulas, mas percebi a necessidade de introduzir uma ferramenta que trabalhasse esses ensinamentos de forma lúdica, para que os alunos refletissem a partir de mensagens transmitidas de outras maneiras.
filmes que retratam a importância da educação
Tal fato pode ser explicado pelo filósofo Thomas Hobbes, que afirma ser dever do Estado, através de um contrato social, assegurar o bem-estar social da comunidade. Desse modo, evidencia-se a quebra do contrato, haja vista que o Governo não tem promovido políticas públicas suficientes para promover a democratização do acesso ao cinema. Portanto, é necessário reverter tal problemática, a fim de garantir o estado de bem-estar condicionado pelo filósofo. Desta forma, uma aprendizagem significativa, poderá ser capaz de despertar a cidadania e a autonomia nos jovens escolares. Para tanto, o processo ensino-aprendizagem deve ser somado à “cultura geográfica do aluno com a Geografia do cotidiano, resultando em processos de significação e ampliação da cultura e dos saberes do aluno” (CAVALCANTI, 2010, p. 72). Sem negar de todo a desimportância relativa do cinema brasileiro, muito menos pretender superdimensionar sua importância, gosto de pensar que ele concordaria em afirmar que, entre acertos e erros, o cinema nacional merece respeito.
Movimentos sociais
Muito se temdiscutido, recentemente, acerca da democratização do acesso ao cinema noBrasil. Contudo, percebe-se que a falta de políticas públicas que incentivem ointeresse da população em assistir filmes, aliado à precariedade dainfraestrutura cinematográfica em pequenas e médias cidades, são fatores queimpedem a inserção da sociedade na indústria do cinema. Baseado em fatos, o filme conta a história da professora recém-formada Erin Gruwell (Hilary Swank), uma jovem idealista que começa a ensinar em uma escola de bairro pobre e dominada pela violência. Com alunos rebeldes, sem vontade de aprender e com os constantes conflitos raciais, a professora tem o desafio de fazer com que eles tenham interesse pelo estudo e confiem em si mesmos. Outra corrente que foi fortemente influenciada pelo contexto da ditadura foi o Cinema Marginal ou Udigrúdi. Dentro dessa corrente havia filmes de diferentes gêneros e ela reforçava algumas das características do Cinema Novo, como a denúncia das desigualdades sociais de nosso país.
Primeiras produções do cinema nacional
Como trouxemos no post anterior, a arte do cinema nos oferece encantamento, envolvimento e também transformação. Transformação no sentido de trazer pensamentos e visões distintas, além daqueles filmes que podem nos levar a reflexão. Após a exibição, foram realizadas atividades sobre os temas presentes nos filmes – meio ambiente, sustentabilidade, bullying, emoções, ética e cidadania, entre outros.
Mara é casada com Wellington Nogueira, fundador do Doutores da Alegria, e é a partir das histórias do marido que cria seu primeiro projeto desse estilo. “Doutores da Alegria – O Filme” (2005), foi reconhecido com prêmios em importantes festivais (como o Brazilian Festival of NY), além de conquistar atenção da Unesco, que o considerou uma obra de promoção à cultura de paz. Uma das principais ações do cinema é a capacidade de fazer o espectador Filmes Online Grátis se emocionar e refletir. Isso usado para tratar de questões importantes que envolvem nossa sociedade, resulta em uma ferramenta muito poderosa para atingir as pessoas de maneira diferente. Esse foi o ponto de partida do cinema aqui no Brasil e, uma vez que essa novidade chegou aqui, as primeiras filmagens começaram a ser realizadas. Para isso, eram necessárias filmadoras, e as primeiras do tipo também chegaram ao nosso país na década de 1890.
Quanto à falta de habilidade do docente, ela pode ser resolvida a partir de um diálogo conjunto entre coordenador e professor para pensar em como adequar o conteúdo que necessita ser repassado e como ele pode ser combinado outra disciplina. O próprio fato de os filmes terem roteirização, apresentando os fatos com narrativas, favorece a assimilação do conteúdo e cria mais condições para fixar o assunto. Sem organização das massas, o proletariado não é nada; organizado é tudo.” (V.I. Lênin, 1906) Vale ressaltar que o cinema também pode ser um meio de agitação e propaganda, como evidenciado durante o período do Construtivismo Russo no cinema soviético. Filmes como A Greve, de Sergei Eisenstein, tiveram esse papel, de conscientizar o povo soviético sobre a importância da resistência da classe trabalhadora e do caráter coletivo do trabalho. Durante essa fase, foram criados os primeiros roteiros ficcionais, foram utilizados os primeiros efeitos especiais, e diversas técnicas de filmagem foram desenvolvidas. O filme é considerado um dos mais racistas da história de Hollywood, pois o longa-metragem exaltava a segregação racial e a Ku Klux Klan.
Por outro lado, o filme contribui para despertar a atenção dos estudantes à medida que traz, de modo diferenciado, conteúdos necessários à formação curricular, sendo apresentados por uma linguagem interativa e que tende a sensibilizar quem está assistindo. Até porque as imagens e o som estimulam mais facilmente o cérebro dos alunos, facilitando a compreensão do tema passado. Portanto, para alcançar a plena democratização do acesso à cultura, é necessário questionar e transformar as estruturas opressivas do sistema capitalista, e buscar caminhos que valorizem a arte e a cultura como direitos fundamentais de todos os indivíduos. Somente assim poderemos avançar em direção a uma sociedade em que o cinema seja verdadeiramente acessível e representativo, contribuindo para a inclusão social e a construção de um futuro justo para a classe trabalhadora. Durante esse período, o cinema foi a principal forma de entretenimento para a maior parte das pessoas das grandes cidades do mundo.
Ganhador do Oscar na categoria ‘Melhor Roteiro’, o longa norte-americano conta a história do professor de inglês John Keating (Robin Williams), que começa a trabalhar em uma escola preparatória de meninos conhecida por ser extremamente tradicional. Além de enaltecer o trabalho dos professores, esse dia também ressalta como a educação é essencial para a formação de cada indivíduo. À medida que avançamos para o futuro, é certo que o cinema continuará evoluindo e se adaptando, mas sua importância como forma de arte e meio de expressão jamais será diminuída.
O cinema é, sem dúvidas, um dos meios de expressão cultural mais importantes da sociedade industrial e tecnológica contemporânea. A relação entre cinema e educação, por exemplo, seja no contexto escolar ou na educação informal, é parte da própria história do cinema. Muitos desses filmes, infelizmente, não são levados ao grande público, por vezes marcando presença apenas em mostras especiais e festivais de cinema. Mas temos grandes exemplos nacionais que fazem sucesso aqui e no mundo, como “Cidade de Deus” (2002) e “Que Horas Ela Volta? Para citar um documentário, presente linguagem dentro dos filmes que carregam as características de impacto social, temos “Favela Gay” (2014), que trata de homossexuais e transexuais que vivem nas comunidades do Rio de Janeiro e sua realidade.
Sob a lógica do capitalismo, a cultura é tratada como uma mercadoria, e o cinema não é exceção. A indústria cinematográfica, impulsionada pela busca de lucro, produz filmes em massa que priorizam a rentabilidade em detrimento da diversidade cultural e das narrativas autênticas. Esse processo de comercialização do cinema resulta na marginalização de comunidades com menor representatividade social e cultural. Essa lógica beneficia principalmente os grupos já privilegiados, que historicamente lucraram com narrativas que os favorecem.
Nesse sentido, a democratização do acesso à cultura, incluindo o cinema, desempenha um papel central na promoção da inclusão social e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O primeiro momento envolveu a definição do tema e dos métodos de execução do projeto, a escolha dos filmes e das atividades que seriam trabalhados, levando sempre em conta a necessidade de desenvolvimento em Português e Matemática. O trabalho foi feito de forma minuciosa pelos professores dessas disciplinas, que procuraram encontrar filmes que tivessem mensagens importantes para a vida escolar e pessoal dos alunos.
O país tem, ou tinha até 2018, cultura e economia cinematográficas, expressas em filmes, publicações, festivais, atividades de ensino e preservação, mão de obra técnica e artística, empresas produtoras etc. É um setor amplo e diversificado que faz jus ao investimento necessário para assegurar novas e contínuas realizações. No entanto, é crucial reconhecer que o acesso ao cinema na sociedade capitalista não é democrático, especialmente em contextos socioeconômicos desfavorecidos. A desigualdade de oportunidades e a falta de acesso à cultura são desafios significativos enfrentados por muitas comunidades marginalizadas.